Granola caseira

Fazer granola é mais fácil do que parece. A grande vantagem nessa história de fazer em casa é que você tem total controle dos ingredientes que vai ter. Afinal, sempre tem aquela marca que adiciona algum aromatizante artificial,  um conservante desconhecido ou outros ingredientes com nomes esquisitos. Tipo, edulcorante artificial sucralose. Oi? Hablas mi lingua? O que na frente da embalagem diz ser natural e saudável, na parte de trás, lá na lista de ingredientes com a maldita fonte pequena, se diz o contrário. Engraçado como muitos produtos se contradizem.

Ingredientes.

Fazer granola em casa é bem versátil, já que você pode variar os ingredientes de acordo com o seu gosto. Não curte castanha do Pará? Ou quem sabe ela anda muito cara pra comprar? Sem problema, dá pra substituir pela castanha de caju, de baru, pela portuguesa. Ou quem sabe por nozes, avelã ou amendoim. Opções é que não faltam, e se você gosta de todas que nem eu, vai ter uma infinidade de combinações e variações para experimentar.

Geralmente a granola é composta por cereais, grãos, frutas secas, oleaginosas, sementes, e algum adoçante. Não existe uma regra em relação a sua composição. A receita que criei, e que sempre utilizo, tem poucos ingredientes pra facilitar a vida na hora de reunir tudo haha. Além de conter só ingredientes integrais, para preservar os nutrientes. Ah, e na minha receita não tem frutas secas porque não gosto muito, mas você pode utilizar obviamente.

Castanha e amêndoas picadas

Granola doce

A granola pode ser consumida no café da manhã ou como um lanchinho entre as refeições. Acompanhada de frutas, leites vegetais ou ser consumida pura mesmo, já que é bem crocante e saborosa. No caso da foto abaixo, consumi com morango e tofu, que bati no liquidificador com um pouco de água e suco de limão, tipo mousse.

Granola com morango e tofu.

Você vai precisar de…
Aveia em flocos – 2 xícaras = 140g aprox.
Castanhas do Pará – 1/3 xícara = 60g aprox.
Amêndoas – 1/3 xícara = 60g aprox.
Melado – 1/3 xícara = 100g aprox.
Óleo de coco – 2 colheres de sopa (ou outro óleo vegetal)
Pitada de sal e canela (opcional)

Como fazer…
1- Pique as castanhas do Pará e as amêndoas em pedaços pequenos e/ou médios, do jeito que você preferir.
2- Numa tigela grande adicione todos os ingredientes e misture até ficar homogêneo. Todos os ingredientes devem estar levemente úmidos pelo melado e óleo de coco.
3- Transfira a mistura para uma assadeira e espalhe uniformemente.
4- Leve ao forno preaquecido a 200ºC por cerca de 20 minutos. Retire do forno no meio do tempo e misture os ingredientes para dourar e ficar crocantes uniformemente, leve novamente ao forno.
5- Retire do forno e deixe esfriar. Não se preocupe se a granola ainda estiver um pouco úmida e mole, ao esfriar ela irá ficar sequinha e crocante.
6- Transfira a granola para um recipiente com tampa.

A granola dura em média 4 semanas se conservada em um recipiente bem fechado em local seco e fresco.

Granola crocante

http://temperoalternativo.com.br

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Respostas a este tópico

Muito bom!

Bacaninha a receita. Obrigada.

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