Informação

Cactus e Suculentas

Este grupo é para os amantes e colecionadores de cactus e suculentas. Seja Bem Vindo(a) e vamos reunir aqui todas as pessoas que gostão dessas adimráveis plantas.

Membros: 39
Última atividade: 8 Mar

Apaixone-se pelas Suculentas

Ornamentais, estas plantinhas típicas do deserto são capazes de transformar qualquer canteiro num universo de formas e texturas. E, o melhor de tudo, pedem poucos cuidados: bastam doses caprichadas de sol.
Só no Brasil, existem mais de 100 espécies, reconhecidas pela resistência e por exigir pouca manutenção. O nome suculenta vem da capacidade de absorver e armazenar água em folhas, caules, troncos e raízes - característica que as protege das altas temperaturas e do clima árido de regiões da África e da América, onde elas surgiram.

As plantas suculentas são aquelas nas quais a raiz, o talo ou as folhas foram engrossados para permitir o armazenamento de água em quantidades muito maiores que nas plantas normais. Esta adaptação lhes permite manter reservas do líquido durante períodos prolongados, e sobreviver em ambientes áridos e secos que para as outras plantas seriam inabitáveis.

O exemplo mais típico de suculência é a dos cactos, cujos talos apresentam uma grossa capa de tecido parenquimatoso. Além dos cactos outras diversas famílias vegetais apresentam o mesmo fenômeno.

A adaptação das suculentas lhes permite colonizar ambientes pouco habitados, que recebem pouca competência por parte de outras espécies e, nos quais os herbívoros são escassos. Para possibilitar a captação da escassa umidade presente no ambiente, muitas suculentas são pubescentes, ou seja, apresentam uma superfície coberta de pêlos que retém o orvalho matutino.

Outras técnicas empregadas para maximizar a retenção da umidade é a redução da superfície em comparação com o volume da planta, limitando o número de ramificações e o comprimento das mesmas e, o desenvolvimento de camadas de cera na superfície das folhas e talos. Desta maneira reduzem o processo de perda de água por evaporação.

Os cactos apresentam uma adaptação desconhecida nas demais plantas suculentas. Estes transformam as folhas em espinhos que cumprem a dupla função de reter a água e defender a planta de possíveis agressões. A fotossíntese ocorre na própria superfície do talo que armazena o líquido retido.

Existem milhares de espécies de plantas suculentas, classificadas em várias famílias. A maioria pertence as aizoáceas, as cactáceas e as crasuláceas, com mais de mil espécies cada uma.


Minha Coleção de Suculentas

Veja mais fotos como esta em Portal Arco Íris e Centro de Cura Cósmica

Fórum de discussão

Pequenos Jardins

Iniciado por M. Manuela dos Santos Oliveira. Última resposta de Manuela Oliveira 8 Mar. 4 Respostas

Pequenos Jardins…Continuar

Pequenos jardins

Iniciado por M. Manuela dos Santos Oliveira 21 Out, 2016. 0 Respostas

http://shop.rogersgardens.com/browse.cfm/living-arrangements/2,234.html: "/>https://pt.pinterest.com/Continuar

SUCULENTAS : IDÉIAS CRIATIVAS PARA TER ESSA PLANTA EM CASA

Iniciado por M. Manuela dos Santos Oliveira. Última resposta de Marilu Pinto Pache de Faria 28 Fev, 2016. 3 Respostas

Suculentas: ideias criativas para ter essa planta em casaBONITAS E FÁCEIS DE CUIDAR – ATÉ PARA OS DONOS MAIS INEXPERIENTES –, AS ESPÉCIES DESTA FAMÍLIA SÃO ÓTIMAS OPÇÕES PARA CULTIVAR EM CASA. SE…Continuar

UM TERÇO DOS CACTOS DO MUNDO À BEIRA DA EXTINÇÃO

Iniciado por M. Manuela dos Santos Oliveira. Última resposta de Marilu Pinto Pache de Faria 20 Out, 2015. 1 Resposta

UM TERÇO DOS CACTOS DO MUNDO À BEIRA DA EXTINÇÃO Quase um terço dos cactos do globo estão prestes a extinguirem-se, de…Continuar

Suculentas e suas variedades

Iniciado por M. Manuela dos Santos Oliveira. Última resposta de Marilu Pinto Pache de Faria 9 Set, 2015. 1 Resposta

Suculentas e suas variedadesSuculenta é qualquer planta capaz de armazenar água, seja nos troncos, raízes ou folhas – característica que as protege das altas temperaturas e do clima árido de regiões…Continuar

Diferenças entre cactos e suculentas, quais são?

Iniciado por M. Manuela dos Santos Oliveira. Última resposta de Soraya 18 Jul, 2015. 1 Resposta

Escrito por Eng. Agr. Míriam StumpfDiferenças entre cactos e suculentas, quais são?Cactos e SuculentasNem tudo que têm…Continuar

Flor de cacto - Flor da Sabedoria

Iniciado por M. Manuela dos Santos Oliveira 17 Jul, 2015. 0 Respostas

Flor de cacto - Flor da SabedoriaAs flores da família das…Continuar

Suculentas

Iniciado por M. Manuela dos Santos Oliveira. Última resposta de Soraya 19 Set, 2014. 3 Respostas

SuculentasCriando métodos de como economizar água nos cuidados com as plantas e ervas, surgiu a ideia de fazer este post. As suculentas são espécies de plantas que por serem "gordinhas", ou seja,…Continuar

É Natal!

Iniciado por M. Manuela dos Santos Oliveira. Última resposta de Marilu Pache de Faria 16 Dez, 2013. 3 Respostas

É Natal!Não posso deixar de postar essas ideias lindas de decoração natalina com suculentas, mais uma vez eu repito que elas…Continuar

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Cactus e Suculentas para adicionar comentários!

Comentário de ♥Cláudia Helena Berg♥ em 4 fevereiro 2016 às 16:22

Comentário de Soraya em 19 setembro 2014 às 11:08

Comentário de Maria Margarete Becker Onofre em 3 julho 2014 às 23:49

Eu estudei sobre as suculentas. Iniciei com Jardinagem e paisagismo e terminei fazendo FITOTERAPIA. Escrevi sobre o Alecrim, desde o plantio orgânico até a extração do óleo essencial. Propriedades terapêuticas e suas funções nos sistemas. (dermatológico, circulatório...etc)

Comentário de Fatima dos Anjos em 30 maio 2011 às 3:00
Comentário de Cristiane Ribeiro dos Santos em 20 março 2011 às 22:56

Cresci na restinga e em contato com vários tipos de cactos. Não sei se sabem mas seu fruto é suculento e alguns são comestíveis ( não sei se todas as espécies são!) e são muito gostosos.

Amo cactos... principalmente suas flores...

Legal saber que outras pessoas também curtem estas plantas magníficas, que nos ensinam a sobreviver em condições difíceis... adaptadas... como nós...

PAZ E LUZ
Comentário de Fatima dos Anjos em 5 janeiro 2011 às 1:34
Comentário de Fatima dos Anjos em 8 novembro 2010 às 12:16

Comentário de Fatima dos Anjos em 8 novembro 2010 às 12:15
Portal Arco Íris-RJ

Aí Clarindo, sua cria já está com flor.

Comentário de Fada San em 12 janeiro 2010 às 14:55
Nossa...preciso cuidar das suculentas que tenho...estou até com vergonha porque as minhas estão praticamente abandonadas no quintal...este grupo é inspirador! Vou lá agora dar um jeito nelas...beijos.
Comentário de Teresinha Andrade em 9 outubro 2009 às 14:30
Eu trabalho em uma empresa alemã que tem um jardim abençoado pelo PAI, inclusive fiz um slide show como agradecimento a Mãe Terra com fotos deste paraiso, que tiro com meu celular. E tem umas fotos das suculantes grandes, maravilhosas também...Só preciso de conseguir deixar mais leve
para postar e compartilhar com vocês.
Elas são lindas. Que Luz... Que cor...
Paz e Luz
Teresinha
 

Membros (39)

 
 
 

© 2018   Criado por Fatima dos Anjos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço