ARCA DE NOE: A CIDADE SUSTENTÁVEL DO FUTURO PARA GARANTIR A SEGURANÇA DOS ANIMAIS

Os arquitectos sérvios Aleksandar Joksimvic e Jelena Nikolic desenharam uma cidade flutuante, autossustentável e resistente a desastres naturais. Capaz, certamente, de sobrevive às chuvas diluvianas que terão originado a história bíblica da construção de uma arca de Noé.

A cidade chama-se Noah’s Ark e pode ser instalada no meio de qualquer oceano com segurança. Segundo os arquitectos, ela pode gerir-se sozinha, sem depender do resto do mundo para sobreviver.

Na verdade, esta cidade não se cinge a uma única infra-estrutura. São várias arcas interligadas por meio de cabos submarinos, sendo que todas terão colunas presas com hastes flexíveis no fundo do Oceano.

De acordo com os arquitectos, as laterais da ilha são suficientemente grandes para proteger os moradores de fortes tempestades e, inclusive, de tsunamis – cada uma tem aproximadamente 64 metros de comprimento.

Em caso de emergência há também um plano B, não menos futurista: os possíveis moradores poderão fugir para bolas de ar gigantes que se localizam em túneis cobertos, não vulneráveis ao clima externo, que são à prova de enchentes.

Um dos factores nevrálgicos para a autossustentabilidade desta cidade prende-se com a energia. Ela virá de três fontes renováveis: marés, sol e vento. A água será recolhida através de um sistema de captação que se estende pela ilha inteira. Toda a estrutura do projecto será revestida por coral artificial, que atrai a vida marinha e estimula o aparecimento de novos escossistemas.

http://greensavers.sapo.pt/

Exibições: 364

Respostas a este tópico

Eternamente grato!

Novas ideias, começam a surgir, isso é sensacional!

inteligente e interessante. Obrigada.

RSS

© 2017   Criado por Fatima dos Anjos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço