ADÓNIS, A ÁRVORE MAIS ANTIGA DA EUROPA ESTÁ VIVA HÁ MAIS DE MIL ANOS

Com raízes bem firmes na Grécia está aquela que se acredita ser a árvore mais antiga da Europa. Apelidado de Adónis, este pinheiro tem cerca de 1075 anos de idade e já passou por mais aventuras que qualquer outra árvore europeia.

Viva há séculos e séculos nas terras quentes da Grécia, esta árvore é um caso extraordinário, porque embora possua a fantástica capacidade de se auto-colonar, este pinheiro nunca o fez, mantendo a estrutura original.

Há registos de várias árvores que tecnicamente já viveram mais de 10 mil anos, mas com uma pequena diferença: as plantas individuais não são as originais. Mas como é que isto é possível? As árvores são capazes de se reproduzir assexuadamente, produzindo “clones” que são capazes de viver por centenas e centenas de anos, mas que tecnicamente já não são a planta original. Adónis, este pinheiro com uma longevidade bem acima da média, é por isso um caso raro, ainda para mais se tivermos em mente que vive a poucos quilómetros de uma cidade.

Especialistas em dendrocronologia, o método científico que tenta estabelecer a idade de uma árvore nos padrões dos anéis no seu tronco, analisaram o pinheiro Adónis e devido à sua enorme espessura, não conseguiram chegar ao cerne da árvore. Assim, é bem possível que esta enorme árvore tenha na verdade mais de 1075 anos.

Nas palavras de Paul.J.Krusic, da Universidade de Estocolmo, ao Phys.org percebemos bem o quanto significa esta descoberta: “Estou impressionado com toda a história humana que rodeia esta árvore; todos os impérios, o Bizantino, o otomano, bem como todas as pessoas que vivem nesta região. Tantas coisas que poderiam ter levado ao seu fim. Felizmente, esta floresta tem sido basicamente intocada por mais de mil anos.”

Foto: Oliver Konter


https://greensavers.sapo.pt/adonis-a-arvore-mais-antiga-da-europa-e...

Exibições: 329

Respostas a este tópico

Um simbolo de resistência. Obrigada.

Muito obrigada Manuela! 

Que Adonis,permaneça muito e muito e muitos anos.

Esta tem histórias para contar!!! Obrigada Manu!

RSS

© 2018   Criado por Fatima dos Anjos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço