Portal Arco Íris-Núcleo de Integração e Cura Cósmica

Um Ponto de Luz no Universo

Pintores Especiais - Associação dos Pintores com a Boca e os Pés

Pintores Especiais - Associação dos Pintores com a Boca e os Pés



Desde há muitos anos que recebo os cartões e calendários da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP).




Postais, calendários, toalhas de mesa e guardanapos, papel de carta, enfim todos os seus artigos e colecções são simplesmente maravilhosos.




A Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP) é uma associação de artistas que não podendo utilizar as mãos na criação de suas obras de arte, pintam com a boca e os pés. Foi idealizada por Arnulf Erich Stegmann em 1956, também ele impedido de usar as suas mãos devido a uma doença que sofreu ainda em criança.




Surgiu com um grupo de dezoito pintores, e em 1957 é fundada a Associação de Pintores com a Boca e os Pés na capital do principado do Liechtenstein, em Vaduz.




Os seus Fundadores: 
• Arnulf Erich Stegmann (alemão) • Bruno Schmitz-Hochburg (alemão) • Erich Macho (austríaco) • Charles Pasche (suíço) • Corry F. Riet e Riek de Vos. (holanda) • Henry Ullberg (sueco) • Madeleine Jars (francesa) • Geneviève Barbedienne (francesa) • Marie-Louise Tovae (francesa) • Eugène Pirard (belga) • Elof Lundberg (sueco) • Sune Fick (sueca) • Irene Schricker (alemã) • Carl Fischer (alemão) • de Munter (belga) • Eva Thor (sueco) • Rolf Thomassen.(norueguês) • Dr. Herbert Batliner (conselheiro jurídico) 




Com um ano de existência havia apenas vinte e um membros, e houve uma segunda reunião geral em França. Athol Thompson, austráliano, foi o primeiro associado não europeu, em 1961. E devido ao apoio de um artista argentino e outro sul africano, também em 1961, a associação já tinha representação em quatro continentes.




A primeira exposição fora da Europa ocorreu em Joanesburgo, África do Sul, em 1960. E em 1963, contava com cinquenta e quatro membros plenos e bolseiros em vinte dois países na Europa, América, Austrália e Ásia.




Com a convenção em Bombaim agregaram-se ao mapa da associação a Turquia, o Quénia e Israel.




A associação expandiu-se para todo o mundo e encontra, hoje, representação em setenta e quatro países e conta com mais de setecentos artistas. 



Não é uma associação beneficente, mas sim uma sociedade onde os seus membros aprendem a desenhar e a pintar sustentando o pincel com a boca ou com os dedos dos pés, por terem perdido o uso das mãos. Uma das principais preocupações da Associação é pois incentivar pessoas com essas deficiências, proporcionando-lhes uma bolsa de estudos até o seu aperfeiçoamento total na pintura.




Pretende-se que estes artistas possam competir em nível de igualdade com os artistas sem qualquer deficiência física.




Um lema dos artistas da Associação do Pintores com a Boca e os Pés é: 

“Todos os artistas recusam caridade, preferindo reter o seu respeito próprio competindo em termos iguais com artistas normais.”




A APBP Internacional reproduz obras originais dos seus artistas em forma de postais, calendários e outros artigos, através de editoras em todo o mundo, como por exemplo a Artistas Pintores com a Boca e o Pé, Lda., que depois os comercializam nos respectivos países. É assim que a Associação assegura a independência financeira dos seus membros, oferecendo-lhes a oportunidade de garantir a sua subsistência com maior dedicação à arte.




Em Portugal, a sede da associação situa-se nas Caldas da Rainha e conta com dois pintores portugueses, Maria de Lurdes Oliveira e Maria Vitória Nogueira .




No Brasil tem sede em São Paulo e integram-na trinta e sete pintores. A partir do momento que o associado se torna “membro”, a associação garante um rendimento mensal para toda a sua vida, mesmo que este venha a ficar incapacitado de pintar.




A APBP tem uma posição neutra no que diz respeito às crenças religiosas, filosóficas e políticas. É por conseguinte inadmissível qualquer tratamento preferencial ou discriminação devido à crença religiosa, filosófica ou política de um membro.




Todos estes artistas para além de serem excelentes pintores, são também Especiais pois são um exemplo de tenacidade, coragem, determinação e força de viver.




Tenho sempre imenso prazer em oferecer em ocasiões especiais os seus lindissimos postais. Deixo os links para visitarem, conhecerem e apreciarem melhor as obras destes maravilhosos pintores. 

Site Internacional:  AMFPA - Association of Mouth and Foot PaintingArtists worldwide 

Site Portugês: Associação dos Artistas Pintores com a Boca e os Pés 

Site Brasileiro: Associação dos Artistas Pintores com a Boca e os Pés  




Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.aapbp.com/; http://www.apbp-portugal.com/; http://www.vdmfk.com/amun/online-shop/; http://www.mfpausa.com/; http://marlendy.wordpress.com/; http://u3asitec.org.uk/; http://www.apbp.com.br/; http://www.vdmfk.com/




"A arte é um instante de eternidade e perfeição." (V. Avelino)
http://algarve-saibamais.blogspot.pt/

Exibições: 392

Respostas a este tópico

Dá até vontade de chorar tamanha a emoção em ver estes quadros belíssimos feitos por pessoas deficientes que não se curvaram perante as dificuldades da vida. Um exemplo de coragem , de amor à vida. Muito obrigada.

Maravilhoso Manuela. Gratidão.

RSS

© 2014   Criado por Fatima dos Anjos.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço