A SENDA MÍSTICA DA ASCENSÃO

Informação

A SENDA MÍSTICA DA ASCENSÃO

O Buscador. O Chamado. O Caminho Místico e Sagrado do Iniciado; Do Despertar Interior da Consciência Cósmica! Os Portais do Saber, os Símbolos, as Curas que o homem buscador atravessará em sua Ascensão!

Membros: 323
Última atividade: 19 Set, 2016

O Caminho Místico: natureza, etapas e objetivo


"(...)pode-se considerar o misticismo como o resultado do esforço do homem para reconciliar-se com a Realidade Cósmica.

A escalada mística revelou-lhe que para o caminho místico convergem todas as outras trilhas que a humanidade percorre, pois eis que o misticismo é a soma final de todo o engenho humano, que busca suas razões e a razão de toda a natureza.

Portanto, assumimos, como pressuposto básico para o desenvolvimento deste tema, que o misticismo é a suprema realização do homem e resulta do despertar interior da
Consciência Cósmica.

NATUREZA

Quando alguém empreende a sua busca mística, o faz geralmente movido por um profundo sentimento de inquietação interior. A centelha divina faz despertar em seu ser indagações sobre o que seja a Vida no seu sentido mais amplo, sobre o que seja a Verdade na acepção mais exata do termo, sobre quais sejam a origem e o sentido do Universo.

Por que toda a criação segue um plano definido, em que tudo se assenta, desde os milagres da natureza, com a sua generosidade, com o seu equilíbrio, com a sua justiça, com a sua sabedoria, até a participação do homem dentro deste contexto indivisível que é a Vida?

São perguntas cuja dificuldade não está nas respostas, mas no caminho que se escolheu para buscá-las. Dizer qual o sentido da vida, explicar a perplexidade do irreprimível do Universo – são questões que têm sido objeto da especulação de muitos.

E as explicações se multiplicam: algumas lamentavelmente falsas e enganosas; outras, insatisfatórias.

Dessa forma, ante perguntas e indagações profundas que lhe interessam diretamente, pois dizem respeito à sua própria vida, o homem que inicia a sua busca mística o faz, quase sempre, cruzando o portal de uma Fraternidade Iniciática, onde, submetendo-se às normas e disciplina próprias, receberá o instrumental necessário para romper o véu que não lhe permite
vislumbrar as imutáveis Leis do Universo, a verdade da Vida e a Luz de que precisa para iluminar o seu caminhar no mundo em que lhe é dado viver.

Ali, a Senda se apresentará tortuosa, e cada passo vencerá o inacessível. É necessário que seja assim.

Ante as primeiras dificuldades, aqueles que são movidos por simples curiosidade afastar-se-ão do caminho. Este se tornará pleno de dificuldades, e nada haverá a vislumbrar, pois a Senda da Verdade e da Vida só é contemplada pelo buscador humilde, de propósitos nobres e reto de consciência. Este logo verá que
segue o caminho certo, pois, nas revelações preliminares das primeiras lições e na participação que tiver nos primeiros rituais,
sentir-se-á integrado à comunidade iniciática a qual passou a pertencer. E os seus exercícios e experimentos estarão respalda dos pelo peculiar entusiasmo que o motivará aos novos estudos.

ETAPAS

É o momento do Despertar. É aquela fase em que a consciência gradual de impressões e sensações irá brotando das profundezas do Eu, ensejando uma compreensão sempre crescente de uma Realidade Cósmica bem maior do que aquela que até então fora
apreendida.

Numa seqüência natural do estudo místico, o despertar da Consciência Cósmica inspirará a Purificação, o idealismo manifestado pela profunda compreensão da beleza divina e da perfeição do Universo.

E a percepção de quanto toda a natureza se mantém em harmonia e equilíbrio fará nascer no buscador um agudo sentimento de sua própria imperfeição. O que fazer então quando se constata essa dicotomia? De um lado, o esplendor das Leis que regem o Universo: eternas, imutáveis, perfeitas. Do outro, o homem dominado por paixões subjugadoras, pelo apego aos bens materiais, pela incontrolável sede do sucesso, pelo inato sentimento de competição. Então o estudante de misticismo há que decidir por purificar-se daquelas imperfeições que compreendeu possuir. E isso somente será possível através da autodisciplina, do autoconhecimento, da sinceridade e da coerência entre o seu pensamento e a sua ação.

Nessa fase, que os místicos chamam de Purificação, apresenta-se com toda força uma das principais exigências da Senda: a coerência entre valores assumidos e atitudes de vida. Os requisitos da sinceridade e da coerência resultam da Verdade que caracteriza todo o caminho místico. Ninguém jamais o percorreu sem esses atributos.

Assim, nessa etapa devemos ser capazes de, através do autoconhecimento, libertar-nos da influência de tudo aquilo que nos prende e nos limita a um estado de ação em desacordo com a nossa destinação ontológica de participantes da beleza e da liberdade do Universo. Quando somos capazes de fazer calar os nossos sentidos objetivos, permitindo que a nossa Essência Divina, o nosso Eu Interior se manifeste, e assim estar em harmonia com o Cósmico, chegamos ao elevado patamar da Iluminação. Alcançamos uma distância muito grande entre o nosso Eu do momento e o Eu antigo sequioso da beleza de tão sublimes conhecimentos. No entanto, ainda que seja grande e verdadeira a nossa alegria, atingimos também o ponto crucial e de importância decisiva para a vida mística do buscador: o momento em que nos será exigida uma coragem maior, uma paciência e determinação capazes de enfrentar os maiores e os mais difíceis desafios, e a resoluta decisão de prosseguirmos em frente.

Nós estamos no limiar da Noite Negra da Alma.
E o que vem a ser a Noite Negra da Alma?

E por que temos de enfrentá-la depois do nosso despertar para a vida mística, depois de nossa escolha de Purificação, depois que, pela Iluminação, somos capazes de comandar os nossos sentidos objetivos?

A Noite Negra da Alma é um degrau que temos de ultrapassar nessa caminhada ascensional ao encontro da face de Deus. É também o mais árduo, o mais escarpado, o de mais difícil acesso, pois que para transpô-lo precisaremos de toda a nossa coragem e de vigorosa decisão pessoal e íntima para abraçarmos definitivamente os ideais que nos farão UM com o Cósmico.

Noite Negra da Alma é uma expressão antiga, usada pelos místicos para caracterizar certo estado emocional e psicológico, bem como uma fase de provas por que todos passamos na trilha que nos leva ao vislumbre total de um ideal acalentado com toda a força do nosso ser. São João da Cruz, místico espanhol do século XVI, a descreveu com muita lucidez e propriedade, denominando-a Noite Escura do Espírito. Thomas Merton, citando Gregório de Nissa, teólogo e místico do século IV, nos adverte que “A vida espiritual é uma caminhada das trevas à luz e da luz às trevas.

É a transição de uma luz que são trevas para trevas que são luz.

A ascensão da falsidade para a Verdade começa quando a falsa luz do erro é trocada pela luz que é verdadeira, mas insuficiente, das noções elementares sobre Deus. Essa luz deve depois ser obscurecida, diz ele. A mente deve desprender-se das aparências sensíveis e procurar a Deus nas realidades invisíveis que só a inteligência pode apreender”.

Portanto, até que possamos estar preparados para contemplar a suprema sabedoria divina, a nossa personalidade-alma deverá ser aperfeiçoada no cadinho da Noite Negra da Alma, período em que é comum experimentarmos toda a sorte de fracassos; nosso dia-a-dia transcorre numa seqüência de frustrações; planos determinados com inteligência e perseverança estarão eivados de incertezas e obstáculos. A visão e a expectativa do futuro parecerão toldar-se nas águas da incerteza e da depressão, e experimentamos um profundo desânimo. Somos então tomados pelo desejo de deixar de lado a busca encetada até o momento.

Os mais caros ideais parecerão sem nenhuma importância, e o perigo iminente, que vai pairar sobre nós, é o de interrompermos nossos estudos místicos, nossas atividades culturais e nos distanciarmos do curso de nossa vida espiritual, sucumbindo inteiramente ao pessimismo. E se tal acontece, temos de experimentar a sensação e a convivência com o fracasso, pois essa fase realmente negra em nossa vida acontece por força de ser tentada, medida e pesada a fibra de nossa personalidade-alma. Nossas convicções, nossa força de vontade, nosso merecimento pessoal de maior iluminação são colocados a duras provas.

E se, para escaparmos desse embate interno, nos deixamos abater por tais conflitos, poderemos desfrutar uma paz aparente, em nível de nossa mediocridade, mas, no recôndito de nós mesmos, nos recessos mais profundos de nosso ser, lá onde nos fala a consciência, senhora absoluta de imaculado silêncio, estaremos certos de que, deliberadamente, renunciamos ao júbilo de realizarmos a conquista da verdadeira Paz, daquela Paz de espírito sobre a qual nos falou o Mestre Jesus.

A Noite Negra da Alma não é em si mesma uma circunstância cármica, uma purificação “imposta” ao indivíduo. É, antes de tudo, um retoque final à obra de arte que vem sendo elaborada dentro de nós, no desenrolar de sucessivas etapas do nosso aperfeiçoamento interior. Até chegar à Iluminação vamos melhorando nossa consciência pessoal, mas é enfrentando essa fase angustiante de incertezas e desafios que daremos a feição verdadeira ao novo ser que brotará dentro de nós, um novo ser que foi capaz de escalar doloroso caminho até alcançar níveis
mais altos de consciência." (...)

Por FRANCISCO RODRIGUES DE FREITAS, FRC*

http://www.amorc.org.br/caminho_mistico.pdf

Fórum de discussão

Mantra Faraon para viagem astral

Iniciado por Verônica D'amore. Última resposta de Conceicão Valadares 12 Fev, 2016. 3 Respostas

A CANÇÃO DA MANHÃ DE P 'TAAH

Iniciado por Verônica D'amore. Última resposta de Gerson José G. de Alencar 11 Fev, 2016. 3 Respostas

Mensagem de Selén, da Escola da Luz Viva

Iniciado por jose mauro de araujo machado 9 Fev, 2016. 0 Respostas

Filme Completo Deus Não Está Morto Dublado

Iniciado por Verônica D'amore. Última resposta de Conceicão Valadares 2 Dez, 2015. 2 Respostas

21 Trechos das Cartas dos Mahatmas, Para Refletir e Meditar

Iniciado por AlessandraSanan. Última resposta de IVANILDO FALCÃO DA GAMA 24 Nov, 2015. 4 Respostas

A VERDADEIRA HISTORIA DEJESUS CRISTO/SANANDA

Iniciado por NEUZA MARIA R .BISCHOFF. Última resposta de Roberto Ferraz Silveira Junior 15 Set, 2015. 1 Resposta

Filme: E agora, onde vamos?

Iniciado por Lótus Azul 8 Mar, 2015. 0 Respostas

Filme: Poder alem da vida

Iniciado por Lótus Azul. Última resposta de Ana Helena Furtado do Couto 4 Mar, 2015. 1 Resposta

O HOMEM DA TERRA filme legendado em PT -BR (2007)

Iniciado por Verônica D'amore. Última resposta de Lara Martinez 1 Fev, 2015. 4 Respostas

UM MUNDO MÁGICO....

Iniciado por Dione Cavalli 12 Mar, 2014. 0 Respostas

O LADO SAGRADO DO ANIVERSÁRIO

Iniciado por AlessandraSanan. Última resposta de fatima zaghetti 8 Dez, 2013. 1 Resposta

O VERDADEIRO DIA DO NASCIMENTO

Iniciado por AlessandraSanan. Última resposta de Gerson José G. de Alencar 5 Dez, 2013. 2 Respostas

Eu Próprio Sou a Boa Sorte

Iniciado por AlessandraSanan. Última resposta de Ana LauraFonseca 15 Nov, 2013. 2 Respostas

LIMPANDO AS LENTES DO TELESCÓPIO

Iniciado por AlessandraSanan. Última resposta de Ana LauraFonseca 1 Nov, 2013. 2 Respostas

Da Iniciação a Iluminação (Escola Agartha)

Iniciado por AlessandraSanan. Última resposta de Beth França 27 Out, 2013. 4 Respostas

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de A SENDA MÍSTICA DA ASCENSÃO para adicionar comentários!

Comentário de Divarci Correia Matias em 11 fevereiro 2016 às 7:09
Muito obrigada! Amo fazer viagem Astral.Namastê!
Comentário de Lara Martinez em 7 fevereiro 2015 às 21:34

GRATIDÃO POR ME ACEITAREM NESSE MARAVILHOSO GRUPO ABRAÇOS DE LUZ!

Comentário de Soraya em 23 novembro 2011 às 8:46

Lindo grupo. Namastê.

Comentário de Marilu Pinto Pache de Faria em 16 julho 2011 às 1:05
Lindo recado.Obrigada.
Comentário de Marilu Pinto Pache de Faria em 13 junho 2011 às 23:19
Que vídeo lindo.Obrigada.Você é MARAVILHOSA.
Comentário de Marilu Pinto Pache de Faria em 13 junho 2011 às 23:10
Linda mensagem. Amei.Obrigada.
Comentário de Jorge augusto gonçalves bandeira em 14 dezembro 2010 às 15:32

 

Amados irmãos filhos daLuz Eu Sou.

é uma grande Honra pertencer a este grupo.

Saúdações Cósmicas de vosso irmão Jorge Bandeira

Comentário de Sieglinde Lili Hofart em 8 março 2010 às 1:06
Me perdoa, mas é contigo mesmo, Verônica. Confusão de nomes...hehe. Beijos
Comentário de Verônica D'amore em 7 março 2010 às 10:13
Amada Sieglinde Lili,

a quem vc se refere quando chama de Mô? hehehe... é que fiquei em dúvida se está falando comigo ou com alguém que se chama "Mô"... Sé for a mim que vc dirige o comentário e pergunta - então, sou Verônica D'amore. Abraço-te feliz! Namastê!
Comentário de Sieglinde Lili Hofart em 7 março 2010 às 3:06
Mô querida, o vídeo : Universo Holográfico-Tudo é um sonho, é bom demais. Vou ter muito a refletir. Lembrei-me de uma frase de Raul Seixas:
Ninguém morre, as pessoas despertam do sonho da vida. Deve ser por isso, que quando meditamos e entramos no silêncio, calamos esta percepção, e saimos da "matrix", encontrando de fato o mundo real, ou seja, o caminho de casa. Tô certa Mô ??? É estranho, mas me parece que quanto mais entendo da vida, mais me desligo dela. É um sonho mesmo. Fica cada vez mais evidente esta sensação. Grata meu anjo. Beijos. Namastê
 

Membros (322)

 
 
 

© 2017   Criado por Fatima dos Anjos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço