A Montanha Mágica (Der Zauberberg) - Filme Parte 01

clique para ver no Youtube: http://youtu.be/M_0HsynZoBc 

Em 1907, o jovem burguês Hans Castorp deixa Hamburgo para visitar o seu primo Joachim nas montanhas da Suíça, onde este está internado por padecer de tuberculose. Mergulhado num ambiente claustrofóbico de um meio hermeticamente fechado, Hans torna-se igualmente vulnerável à doença, permanecendo no sanatório por sete anos. É neste ambiente simultaneamente mórbido e mágico que inicia as suas experiências significativas de passagem à idade adulta, que combinam ensinamentos filosóficos e a iniciação aos prazeres da vida sexual. Ao eclodir da Primeira Guerra Mundial, Hans abandona o sanatório e parte para os campos de batalha, em busca de uma consciência do mundo e da sua própria identidade.Baseado no Best-seller de THOMAS MANN

A Montanha Mágica (Der Zauberberg) - Filme Parte 02

clique para ver no Youtube: http://youtu.be/PTs3hXSjas4 

A Montanha Mágica de Thomas Mann e de Hans Geissendörfer 

A obra de Thomas Mann, A Montanha Mágica, era tida como infilmável, tanto pela extensão da narrativa, quanto pela complexidade dos diálogos entre os personagens. Além disso, alguns leitores da obra afirmavam que era difícil constituir uma história coerente para condensá-la em uma produção longa metragem. Talvez, este tenha sido o maior mérito do diretor Hans Geissendörfer. Ele demonstra a possibilidade de simplificar a narrativa, não tirando a fidelidade do enredo da história original. Porém, como uma espécie de faca de dois gumes, os pontos decepcionantes do filme residem exatamente em sua simplificação diante do livro. Parece não haver saída possível para este dilema. A opção foi realizar duas versões, uma com quase cinco horas de duração, transformada em série de TV, tendo três capítulos, cada um com 1h e 40m de duração, e outra com pouco menos da metade desse tempo, formatada como longa metragem.

 

Na trama, o jovem e recém formado engenheiro Hans Castorp vai até Davos, na Suíça, visitar seu primo enfermo. O primo Joaquim fazia tratamento contra a tuberculose em um sanatório local. O que era para ser uma visita de três semanas acaba tornando-se uma longa estadia de sete anos. Castorp, além de descobrir que também estava doente, experimenta muitas sensações novas lá em cima, entre as quais, os prazeres da vida sexual e o crescimento moral e intelectual. A Montanha Mágica, obra de Thomas Mann, foi escrita entre os anos de 1912 e 1924. Já o filme de Geissendörfer foi lançado em 1982, setenta anos após Thomas Mann ter iniciado o romance.


Por ALEXANDRE BLANKL BATISTA

Leia Mais:

https://espacoacademico.wordpress.com/2012/06/20/a-montanha-magica-... 

Exibições: 417

© 2017   Criado por Fatima dos Anjos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço