Informação

Elementos e Elementais

Este grupo destina-se a aprofundar nossa ligaçao aos elementos e todo o trabalho de doaçao e amor incondicional pela parte dos elementais. Possamos ser, atraves deste intercambio cada vez mais Luz.

Membros: 179
Última atividade: 27 Maio

ELEMENTOS E ELEMENTAIS


Elementos e Elementais

Artigos - Magia Natural
Escrito por Lenita e Aleteia

Os Elementos são a força da natureza, dividida em quatro grupos básico de expressão. São: Água, Terra, fogo e Ar.

A Água é o elemento da purificação.
A Terra é o elemento a abundãncia, força e riqueza.
O ar é o elemento do intelecto e do movimento.
O fogo é o elemento da mudança , vontade e paixão

Os Elementais:

Atuando no nível primário dessas forças no mundo natural, encontramos os seres conhecidos como ELEMENTAIS.
Desses os que trabalham com a força da Terra são os GNOMOS. Os que operam com a força da água são denominados ONDINAS. Os SILFOS trabalham com o ar, e as SALAMANDRAS são a expressão do fogo.

Os Elementais são as celulas construtoras da criação. Encontran-se tão próximas da fonte essencial de energia e consciência que não se desenvolveram o suficiente para manisfestar personalidades individualizadas. O contato com Eles detemina em nós respostas fortes e bem definidas. estas respostas tipificadas se enquadram sob o signo de um dos quatro elementos promordiais: terra, fogo, água e fogo.

Cada tipo elemental reflete um padrão energético básico que é encontrado no reino das fadas à mediada que este vai se edificando e manifestando-se na natureza. Eles se integram e combinam para criar e preservar toda a substância material da Terra. Os quatro tipos de elementais estão presentes em todos os aspectos da natureza e em cada pessoa. E existência não é possível se um deles estiver faltando.

Não se trata de meros símbolos ou conceitos, mas sim de forças vitais atuantes que se encontram em nosso interior e no seio da natureza. Eles formam tudo aquilo que conseguimos perceber por meio dos cinco sentidos físicos. A mitologia costuma associar divindades a forças elementais específicas. Assim, existem inúmeros Deuses e Deusas do fogo, bem como dos outros elementos.

É tão importante aprender a trabalhar e familiarizar-se com os elementais quanto com as fadas e duendes, já que sua irportância é crucial em muitos aspectos de nossas vidas. Todos conhecemos a expressão "Estar fora de seu elemento vital". Pois sem a presença de qualquer um desses elementais manifestar-se-ão desiquilibrios em algum nível.

Os elementais nos recarregam energeticamente e fornecem o combústivel de que necessitamos para continuarmos vivos. Trabalham com todos os planos do nosso ser, desde físico e emocional até o mental e espiritual. Na verdade todos nós possuímos um elemental que foi designado para zelar por nós.

O fato desses elementais estarem próximos a nós permite que desenvolvam sua personalidade, fazendo com que evoluam na hierarquia de seu reino. Aprender a trabalhar com ele é uma maneira dinâmica de entrar em sintonia com as energias da natureza e sentir seu efeito em nós. Este trabalho facilita o controle da própria energia em todos os níveis, desde o físico até os mais sutis.

Os quatro elementos (Terra, Ar, Água e Fogo) são divididos em dois grupos. O Fogo e o Ar são considerados ativos e a Água e a Terra passivos. Essa divisão se assemelha aos dois grupos da filosofia chinesa: yin representa Água e Terra e yang o Fogo e o Ar.

Os signos da Água e da Terra são mais introspectivos, cautelosos e ponderados. Já os signos do Fogo e do Ar não têm tantas reservas e se expressam socialmente com menor precaução. Os elementos também foram divididos nas qualidades quente, seco, úmido e frio, a incorporação de uma teoria grega muito antiga, que posteriormente deu origem aos quatro temperamentos da medicina antiga: colérico (quente e seco), sanguíneo (quente e úmido), melancólico (frio e seco) e fleumático (frio e úmido). Quente e Frio dizem respeito à quantidade de energia: alta ou baixa, respectivamente. Seco e Úmido falam da capacidade, talento ou interesse maior ou menor em criar ou desfazer conexões.

O Elemento FOGO

Qualidades: Quente e Seca

Energia alta, rápida e grande talento para desfazer conexões.
Não há quem não saiba o quanto o Fogo é de extrema necessidade para o homem. Aquece seu alimento, sua casa e oferece conforto. Porém é também um elemento perigoso se estiver fora do nosso controle, podendo causar danos irreparáveis. Em outras palavras, o elemento Fogo na astrologia representa a força do espírito. É o desejo da vida, a vontade de ser. Para os signos de Áries, Leão e Sagitário isto significa pressa, impaciência, ação individual, esperança, confiança em si próprio, paixões, desejo de vencer e honestidade. Os signos de Ar abanam as chamas do Fogo, fornecendo-lhes novas idéias, o que torna esses dois elementos compatíveis.

O Elemento TERRA

Qualidades: Fria e Seca

Energia concentrada, lenta e grande talento para desfazer conexões.
Touro, Virgem e Capricórnio compõem o elemento Terra. São signos providos de muita paciência e auto-disciplina, capazes de alcançar seus ideais com muita persistência. Esses signos tendem a confiar mais no raciocínio prático do que nas inspirações. Os signos deste elemento podem ser bastante cautelosos e convencionais, fazendo-os duvidar das pessoas com mente ágil. Suas principais características são: aplicação, concentração mental, esforço e espírito conservador. Acima de tudo, esses signos devem se preocupar mais em observar o mundo invisível, o mundo que não possui a forma concreta da Terra

O Elemento AR

Qualidades: Quente e Úmida

Energia alta, rápida e grande talento para estabelecer conexões.
Todos os seres terrestres estão conectados, pois todos respiramos o mesmo ar. Isso faz com que esse elemento se torne coletivo. Pessoas com o signo de Gêmeos, Libra e Aquário compõem o elemento da mente, geralmente se adaptam com facilidade e são muito curiosos. Enquanto os signos de Fogo desejam algo, os de Ar idealizam as coisas imateriais. Possuem uma maneira impulsiva de agir, sentimentos artísticos, preferência pelas mudanças objetivas e tendem à distração. Esse indivíduo pode caminhar na neblina, sem saber como aplicar suas energias, ou pode ter sua mente tão clara como o ar antártico.

O Elemento ÁGUA

Qualidades: Fria e Úmida

Energia concentrada, lenta e grande talento para estabelecer conexões.
Assim como a Terra, o corpo humano é composto 70% de Água, o que nos leva a crer na importância vital deste elemento. Também é conhecida como solvente universal, ou seja, é capaz de dissolver mais substâncias que qualquer outro líquido conhecido por nós. Na astrologia, a Água pode ser simbolizada pela alma ou a emoção. Câncer, Escorpião e Peixes levam consigo as características deste elemento, o que significa sua sensibilidade e vulnerabilidade tão marcantes. Por isso, se não controlam suas reações emocionais acabam passando por freqüentes instabilidades interiores.

Neste mundo em que vivemos, avida divina flui por diversas correntes das quais a nossa é apenas e tão somente uma, e de maneira alguma, a mais importante. Compreenderemos isto melhor, lembrando que a humanidade em sua manifestação física ocupa somente uma pequena parte da superfície terrestre, enquanto que outras linhas de evolução, não só povoam a terra mais densamente que o homem, mas também moram na dilatada planície do mar, das matas e do ar. São elas:

SILFOS

Governam os elementos do ar e estão presentes nos ventos e nas tempestades, o seu Rei é "Paralda”. São seres sábios que adoram as ciências e estão associados à inteligência e responsáveis pela tranqüilidade. Para pedir sua proteção, caminhe com passos lentos, inspirando e expirando o ar, sem preocupação. Deixe seu corpo relaxado e pense no pedido que quer ver realizado. Faça esse ritual durante o dia e use roupas claras.

SALAMANDRAS

Governam os elementos do fogo, estão associadas ao Sol e relacionadas à criatividade, o seu Rei é "Djinn". São seres que favorecem a saúde, promovendo a cura de doenças e o bem estar em geral. Para pedir sua proteção, à noite, acenda uma vela em qualquer lugar de sua casa, menos no banheiro. Sua cor preferida é o vermelho, vista uma roupa dessa cor, olhe fixamente para a chama da vela, enquanto faz o seu pedido.

ONDINAS

Governam os elementos da água, seu Rei é "Niksa", a maioria são do sexo feminino, são muito belas e conhecidas como ninfas. Estão presentes em mares, rios, lagos e cachoeiras. Se precisar de ajuda em relação ao amor, vá até um desse locais, no final da tarde, use roupas claras e faça o seu pedido, com fé ele será atendido.

GNOMOS

Governam os elementos da terra, o seu Rei é "Ghob". Protegem as pedras e os minérios e representam a energia do corpo. Se quiser entrar em contato com eles, caminhe a noite com os pés descalços na terra, e faça o seu pedido do fundo do coração. Se tiver problemas com dinheiro são eles que poderão ajudar.

ELFOS


São encontrados nos bosques, nas algas de beira mar e nas gramas. Costumam ser mau-humorados, principalmente quando as pessoas causam algum mal ao ambiente que estão protegendo, portanto pise na grama com cuidado, não arranque musgos e líquens. Se você encontrar um cogumelo, provavelmente um Elfo o terá plantado.

DUENDES


Estão nas florestas e nos jardins, e são os protetores do reino vegetal. São tidos como brincalhões, jogam coisas para o alto e gostam de pregar peças nos humanos escondendo seus objetos. Se você se perder num bosque, ah! foi um duende que te enganou, prometa-lhe um presente ( uma fruta, uma pedra, um anel, etc ) e encontrará o caminho. Atenção não se esqueça de cumprir com o que prometeu, senão ele ficará zangado.

DRÍADES

Esses elementais moram nas árvores, são seres muito idosos e zangados, principalmente com quem maltrata as árvores, suas protegidas. Não gostam de lenhadores, se você precisar cortar uma árvore na floresta, peça licença aos Dríades, prometendo plantar uma muda nova, para cada árvore que cortar, assim estará fazendo as pazes com eles, mas cumpra com o que prometeu, senão ele mandará uma praga de cupins para sua casa.

FADAS

A palavra fada deriva do latin, "Fata", que significa o destino individual do homem, geralmente representado por uma mulher. São elementais femininos que fertlizam as plantas e protegem as flores e animais, ( com exceção dos coelhos, que costumam colocá-las em situações embaraçosas ). Durante a época em que as sementes estão germinando, as fadas cuidam da nova planta com todo carinho, então elas cantam e dançam, e nessa época, podem ser vistas com muita frequência. Para entrar em contato com as fadas, distribua plantas por toda a casa e fique atento, quando menos esperar, elas se manisfestarão para você. Aproveite para conversar, pedir conselhos, e aguarde as respostas através dos sinais da natureza.

Bibliografias:
www.magiadourada.com.br
Os Espíritos da Natureza. autor: C. W. Leakbeater
O encanto do mundo das fadas ( Ted Andrews)

Fórum de discussão

OS CICLONES E OS DEVAS

Iniciado por M. Manuela dos Santos Oliveira. Última resposta de Marilu Pinto Pache de Faria 27 Maio. 1 Resposta

FADAS DOS TREVOS E A FORMAÇÃO DE FLORES ASTRAIS

Iniciado por M. Manuela dos Santos Oliveira. Última resposta de Roberto Ferraz Silveira Junior 26 Maio. 1 Resposta

A inteligência dos lagos como força de conexão com a natureza!

Iniciado por M. Manuela dos Santos Oliveira. Última resposta de Marilu Pinto Pache de Faria 29 Dez, 2016. 1 Resposta

O ESPÍRITO DE NATAL (SANTA CLAUS)

Iniciado por M. Manuela dos Santos Oliveira. Última resposta de Marilu Pinto Pache de Faria 13 Dez, 2016. 5 Respostas

Os Elementais e os Cristais.

Iniciado por M. Manuela dos Santos Oliveira 11 Dez, 2016. 0 Respostas

DEUS ESTÁ NO AR - A FILOSOFIA DE ANAXÍMENES

Iniciado por M. Manuela dos Santos Oliveira. Última resposta de Roberto Ferraz Silveira Junior 5 Nov, 2016. 2 Respostas

Senhora do Leito dos Rios - Lindas Cachoeiras

Iniciado por ॐMaria Elisete. Última resposta de Conceicão Valadares 9 Out, 2016. 5 Respostas

QUAL O VERDADEIRO ASPECTO DOS GRÃOS DE AREIA?

Iniciado por M. Manuela dos Santos Oliveira. Última resposta de Elizete dos Santos Badilho 8 Out, 2016. 6 Respostas

NATUREZA

Iniciado por M. Manuela dos Santos Oliveira. Última resposta de Marilu Pinto Pache de Faria 7 Set, 2016. 1 Resposta

Consciência Ecológica: O Barro e os 4 Elementos da Natureza

Iniciado por M. Manuela dos Santos Oliveira. Última resposta de Elizete dos Santos Badilho 17 Jul, 2016. 5 Respostas

INTEGRANDO OS ELEMENTOS E OS CENTROS PLANETÁRIOS

Iniciado por M. Manuela dos Santos Oliveira. Última resposta de Elciene Maria Tigre Galindo 7 Jul, 2016. 4 Respostas

CIENTISTAS DESCOBREM O QUARTO ESTADO DA ÁGUA

Iniciado por M. Manuela dos Santos Oliveira. Última resposta de Marilu Pinto Pache de Faria 2 Maio, 2016. 1 Resposta

As 5 Características da Água Ideal

Iniciado por M. Manuela dos Santos Oliveira. Última resposta de Elciene Maria Tigre Galindo 15 Mar, 2016. 2 Respostas

Devas, Fadas e Anjos: Uma abordagem contemporânea

Iniciado por M. Manuela dos Santos Oliveira. Última resposta de Marilu Pinto Pache de Faria 13 Set, 2015. 1 Resposta

DEVAS DAS ÁRVORES

Iniciado por M. Manuela dos Santos Oliveira. Última resposta de Gerson José G. de Alencar 10 Set, 2015. 3 Respostas

APRENDENDO COM A ÁGUA

Iniciado por M. Manuela dos Santos Oliveira. Última resposta de Roberto Ferraz Silveira Junior 7 Ago, 2015. 2 Respostas

A ÁGUA

Iniciado por M. Manuela dos Santos Oliveira. Última resposta de Marilu Pinto Pache de Faria 6 Ago, 2015. 1 Resposta

MENSAGEM DA MÃE DIVINA : CÓDIGO DA ÁGUA

Iniciado por M. Manuela dos Santos Oliveira. Última resposta de Elci Senna Mano 17 Jul, 2015. 3 Respostas

O Poder da Água - por André Luiz

Iniciado por M. Manuela dos Santos Oliveira. Última resposta de Angela Paes de Moraes 9 Jul, 2015. 3 Respostas

SEREIAS : REALIDADE OU MITO

Iniciado por M. Manuela dos Santos Oliveira. Última resposta de Samuel Ritter 26 Jun, 2015. 1 Resposta

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Elementos e Elementais para adicionar comentários!

Comentário de Conceicão Valadares em 9 outubro 2016 às 16:17

Obrigada 

Comentário de Angela Paes de Moraes em 9 julho 2015 às 23:34

 

Manuela, oi!

Tenho muito interesse por este assunto. Para mim foi ótimo e muito esclarecedor. Se tiver mais material, faria o favor de repassar para mim.

Abraços fraternos da Angela Paes!

Comentário de Alessandra em 4 agosto 2013 às 1:46
Grata pelo convite. Namastê!
Comentário de Gislaine Maria Veiga em 21 agosto 2011 às 3:35

Tenho muito interesse em saber mais sobre esses seres!

Amo muito a natureza e creio ter fotografado alguns deles quando escalei uma montanha! Foi uma experiencia muito magica e marcante!

Gostaria de saber mais sobre a funcao e interacao deles com os seres humanos!

 

Obrigada!

Muita Luz e Paz1

 

Comentário de Gerson José G. de Alencar em 26 junho 2011 às 21:43
DESEJO ME APROFUNDAR NESSE CONHECIMENTO.
Comentário de mariamanu em 23 maio 2010 às 7:24


Obrigada pela partilha.
Tema mto interessante.
Abraço fraterno
Mariamanu
Comentário de MARIA CECILIA BERRO em 17 agosto 2009 às 1:31

COMO AMO ESSES SERES........
Comentário de ॐ Crystal ॐ em 16 agosto 2009 às 21:36
Obrigada pelo convite.
Paz e Bençãos.
Crystal.
Comentário de Carlos Yashamil em 13 agosto 2009 às 22:38
Gostei muito do convite!!!!
Abraços mil

Carlos Yashamil
Comentário de ॐMaria Elisete em 25 julho 2009 às 15:20


Amei amei amada!!!

gracias doce coração
Maria Elisete
 

Membros (178)

 
 
 

© 2017   Criado por Fatima dos Anjos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço