novo estado_SAPO

CIENTISTAS DESCOBREM O QUARTO – E BIZARRO – ESTADO DA ÁGUA

Para além de sustentar a vida – para o dizermos de uma forma sintética – a água é uma das poucas substâncias que, na Terra, pode existir no estado sólido, líquido ou gasoso. No entanto, cientistas do Departamento de Energia do Oak Ridge National Laboratory, nos Estados Unidos, acabaram de descobrir um novo estado de moléculas que exibe algumas características inesperadas.

Segundo o Gizmag, quando colocado em espaços reduzidos e sob pressão extrema, este líquido ganha um novo – e estranho – quarto estado, conhecido como “túnel” ou “tunelamento”. Isto significa que as moléculas se espalham para fora quando estão presas em espaços confinados, ganhando uma nova forma.

O estudo foi descrito na Physical Review Letters e explica que quando a água ocupa um canal ultrapequeno em forma hexagonal dentro de um pedaço de berilo, um canal com 0,0000005 milímetros de largura, ela fica com um comportamento conhecido como “tunelamento quântico”.

O efeito túnel permite que as partículas “violem” um princípio da física clássica, como explica o Boa Informação – a conservação da energia – e atravessem barreiras.

“[Quando colocada] a baixas temperaturas, esta água em tunelamento move-se em escala quântica através das paredes de separação, o que é proibido na física clássica. Isso significa que os átomos de oxigénio e hidrogénio da molécula da água estão simultaneamente presentes em todas as seis posições simetricamente equivalentes no canal hexagonal ao mesmo tempo. É um desses fenómenos que só ocorre na mecânica quântica e que não têm nenhum paralelo com nossa experiência quotidiana”, explicou Alexander Kolesnikov, um dos responsáveis pelo estudo.

Foto: Jeff Scovil / ORNL / Gizmag

http://greensavers.sapo.pt/2016/04/27/cientistas-descobrem-o-quarto...a

Exibições: 3089

Respostas a este tópico

Interessante este estudo. Obrigada.

RSS

© 2017   Criado por Fatima dos Anjos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço