FRUTAS, CEREAIS, LEGUMES, HORTALIÇAS E ERVAS NA MEDICINA DOMÉSTICA

Informação

FRUTAS, CEREAIS, LEGUMES,  HORTALIÇAS  E ERVAS NA MEDICINA DOMÉSTICA

As propriedades e Vantagens das Frutas e Hortaliças na Alimentação

Local: Rio de Janeiro
Membros: 313
Última atividade: ontem

AS FRUTAS E HORTALIÇAS NA NUTRIÇÃO DO HOMEM

Abundam em nossos dias nutricionistas, médicos e higienistas que estudam e preparam dietas para alimentação equilibrada do homem e , de entre todos, não descobriremos um só que não inclua, nas suas prescrições as frutas e hortaliças com objetivo de tornar a alimentação mais equilibrada e saudável.

As orientações que aqui serão postadas neste grupo fruto de pesquisa, objetiva fornecer aos nossos leitores informações que possam prestar esclarecimentos sobre o assunto, mais de maneira nenhuma tem cunho de prescrição individual e nem substituí o trabalho profissional do nutricionista ou nutrólogo.

Fatima dos Anjos

A POSIÇÃO DAS FRUTAS E DAS HORTALIÇAS NO QUADRO DOS ELEMENTOS NUTRITIVOS INDISPENSÁVEIS AO HOMEM De todos os alimentos, a fruta é o mais delicioso sabor, o mais agradável ao olfato, e o mais requintado na forma. Seu aroma atraente e seu suco apetitoso e refrescante, aliados ao açúcar, às vitaminas, aos sais e aos ácidos, nela contidos em abundância, asseguram-lhe um lugar de destaque na alimentação. As frutas e verduras contém grande quantidade de sais alcalinos, que neutralizam os ácidos do organismo, resultantes de toda espécie de atividade orgânica. Outro serviço de grande valor prestado pelas frutas e verduras, graças à sua riqueza em substâncias alcalinas, é o aumento da resistência orgânica.
Quanto maior a atividade dos glóbulos brancos do sangue, os chamados defensores do organismo, mais elevada a resistência orgânica.

O alimento e a água são condições essenciais para a manutenção da vida.
Sem alimento, em quantidade e qualidade adequadas, elevam-se os riscos do desenvolvimento de doenças em nosso organismo.
Fatores como preferências, hábitos familiares e culturais, custos e disponibilidade dos alimentos afetam o consumo alimentar de um indivíduo.
Ter uma alimentação balanceada e equilibrada aliada a bons hábitos, como a prática regular de atividade física, contribui para a melhoria da saúde e da qualidade de vida em qualquer idade.




**************************************************************************************

DICAS ÚTEIS PREPARE OS LEGUMES NO VAPOR, A FIM DE PRESERVAR OS NUTRIENTES DESSES ALIMENTOS. QUANTO MAIOR O CONTATO COM A ÁGUA, MAIOR SERÁ A PERDA DE NUTRIENTES.
CONSUMA LEGUMES E FRUTAS COM A CASCA, SEMPRE QUE
POSSÍVEL, PARA APROVEITAR AS FIBRAS CONTIDAS NA CASCA.

CONSUMA OS SUCOS DE FRUTAS LOGO APÓS SEU PREPARO,
POIS A AÇÃO DO AR E DA LUZ ALTERAM SEU VALOR NUTRITIVO.

PARA ADICIONAR SABOR E REDUZIR O USO DE GORDURA E SAL
UTILIZE CONDIMENTOS COMO ALHO, PIMENTA, GENGIBRE,
ORÉGANO, CEBOLINHA, SALSINHA, DE PREFERÊNCIA, AO FINAL
DA PREPARAÇÃO.

PREPARE AS REFEIÇÕES UTILIZANDO POUCO ÓLEO: TIRE AS
GORDURAS NA MEDIDA DO POSSÍVEL.

PROCURE FAZER SEIS REFEIÇÕES POR DIA, DESSA FORMA PODE SE
VARIAR BASTANTE OS ALIMENTOS, ALÉM DE QUANTIFICÁ-LOS MELHOR.

COM A ÁGUA DE VERDURAS E LEGUMES VOCÊ PODE PREPARAR OUTROS PRATOS, COMO ARROZ, SOPAS ETC.


*************************************************************************************** ***************************************************************************************
***************************************************************************************
O VALOR DA ALIMENTAÇÃO CORRETA
Para perseguirmos o ideal da nossa vida, cheia de múltiplas atividades, necessitamos possuir boa saúde, sem a qual se estiolaria em nós a alegria de viver, o progresso, o amor ao trabalho e ao estudo, e todas as belas aspirações do nosso espírito.

Se o êxito da nossa vida depende da saúde, a saúde, por sua vez, depende da alimentação. A alimentação correta é o sbstrato tanto da saúde física como da saúde mental e moral.

“A intemperança no comer e beber”, diz E. G. White, “ determinando, como ela faz, a satisfação das paixões, prepara aos homens o caminho para desrespeitarem todos os deveres morais”.

Sem alimentação correta, é impossível a conservação de um bom estado de saúde. Não padece dúvida o fato de que a maioria das doenças que afligem o homem, tem suas raízes largamente estendidas nos domínios da alimentação errônea. É na ignorância ou inobservância dos postulados da alimentação correta que reside a principal causa das enfermidades que atormentam o homem.

Desde a aurora da nossa vida até o ocaso da nossa existência, a alimentação se reflete grandemente na qualidade e amplitude das nossas consecuções.

Não foge à observação de ninguém o fato de que uma criança bem alimentada cresce com maior rapidez e aprende com maior facilidade do que aquelas cuja alimentação seja deficiente. Nenhuma pessoa normal ousará negar o fato de que uma alimentação sadia beneficia todas as pessoas.

O organismo humano – essa máquina muito complexa, continuamente em uso – necessita uma variedade de alimentos diferentes para o seu perfeito desenvolvimento. E sua estrutura deve ser reparada, dia a dia, com material novo.

O sucesso do trabalhador depende de uma alimentação correta. Assim como ninguém pode trabalhar estando com fome, também ninguém pode produzir muito alimentando-se erroneamente, ignorando:
- o que comer e o que não comer;
- quando comer e quando não comer;
- quanto comer;
- como combinar os alimentos.

Pela alimentação errônea o homem não só se torna doentio e fraco, e desqualificado para o progresso, mais também se torna um suicida.

“O homem não morre; mata-se”, escreve o Dr. Gustavo Armbrust. “ Uma das causas da morte prematura está na alimentação irracional. Em geral comemos muito e, o que é pior, não sabemos escolher os alimentos... Para muitos, a felicidade consiste na boa mesa, repleta de ricas iguarias e vinhos finos. A dispepsia, a obesidade, a arteriosclerose, etc., são a conseqüência fatal desse regime chamado suculento, e grande número desses pseudo-afortunados talvez inveje a saúde exuberante de muitos pobres, mantida à custa de uma frugalidade as mais das vezes forçasda”.

Disse o Dr. Jaime Eyre:
“ A humanidade, com os dentes, cava a própria sepultura”.

Numa palestra esclarecedora, salientou o Dr. Uzeda Moreira:
“ É a morte acelerada pela boca. Não só por ela é que morre o peixe; o homem também”.

Sobre muitos túmulos poderiam colocar-se o epitáfio: “ Aqui jaz fulano. Morreu porque não tinha regras para comer e beber”.


Fonte: As Hortaliças na Medicina Doméstica
Prof. Alfons Balbach
**************************************************************************

O Homem, porém, não deve só pedir ao seu Criador saúde e uma longa vida, mas tem também de aplicar a sua inteligência para descobrir e apreciar os tesouros que o boníssimo Pai de todos colocou na Natureza para remédio dos muitos males da nossa vida. Sebastião Kneipp

Fórum de discussão

O Açai pode aliviar a Aterosclerose

Iniciado por Fatima dos Anjos. Última resposta de Roberto Ferraz Silveira Junior 16 Mar. 3 Respostas

O Açai pode aliviar a Aterosclerose Este não é o açaíAbaixo o açaí..Surpreendente AÇAI aparece para aliviar a aterosclerose:Mais uma das tantas dádivas da Mãe Natureza/Deus para os brasileiros. O…Continuar

A paz é intestinal

Iniciado por Fatima dos Anjos. Última resposta de Roberto Ferraz Silveira Junior 7 Jul, 2016. 6 Respostas

O tubo digestivo, repleto de nossa última refeição, usa de todos os recursos para obter os nutrientes que irão sustentar a vida. Dispõe, para tanto, de enzimas que degradam gorduras, proteínas e…Continuar

Frutas do Brasil: o sabor brasileiro

Iniciado por Fatima dos Anjos. Última resposta de Marilu Pinto Pache de Faria 8 Fev, 2015. 1 Resposta

Frutas do Brasil: o sabor brasileiro…Continuar

Tirar os agrotóxicos que contaminam a nossa salada é muito simples.

Iniciado por Fatima dos Anjos. Última resposta de Roberto Ferraz Silveira Junior 21 Nov, 2013. 2 Respostas

Tirar os agrotóxicos que contaminam a nossa salada é muito simples. Numa farmácia, compre uma seringa de 5 ml e um vidrinho de tintura de iodo a 2% (custa cerca de R$ 4,00). Numa tigela de plástico,…Continuar

Gengibre: raiz emagrecedora e anti-inflamatória

Iniciado por Fatima dos Anjos 20 Nov, 2013. 0 Respostas

que é gengibreGengibre é uma…Continuar

Emagreça de forma saudável: 20 ótimos alimentos para a saúde e para a perda de peso

Iniciado por Fatima dos Anjos 20 Nov, 2013. 0 Respostas

Se você está lutando para perder peso, saiba que não há necessidade de passar fome para obter êxito nessa luta.Existem alimentos de que você pode desfrutar que são ricos em nutrientes e pobres em…Continuar

Tudo o que você precisa saber sobre chás e plantas medicinais

Iniciado por Fatima dos Anjos 20 Nov, 2013. 0 Respostas

Quem nunca se beneficiou com o uso de chás medicinais?Não é de se espantar que, num século de muita tecnologia, as pessoas continuam usando e difundindo o uso de chás medicinais.Afinal, é quase certo…Continuar

Chá de mulungu ajuda quem quer parar de fumar

Iniciado por Fatima dos Anjos 20 Nov, 2013. 0 Respostas

O mulungu é ótimo calmante.Muita gente sabe disso.Mas muito poucos conhecem outra virtude dessa planta: ela é um ótimo apoio para quem quer parar de fumar.Eu soube disso, alguns anos atrás, numa…Continuar

Aprenda a fazer o suco de inhame e fortaleça seu corpo

Iniciado por Fatima dos Anjos 20 Nov, 2013. 0 Respostas

O inhame, sem dúvida, está na…Continuar

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de FRUTAS, CEREAIS, LEGUMES, HORTALIÇAS E ERVAS NA MEDICINA DOMÉSTICA para adicionar comentários!

Comentário de Crislaine Fraga em 4 março 2014 às 15:56

Alimentação natural é de suma importância para nós Seres Humanos. Aqui e/ casa não abrimos mãos de ter um hortinha com verduras, temperos, chás... . Pena que boa parte da população ainda não acordou para o impacto que uma boa alimentação causa em nossas vidas. Temos muita vontade de cultivar Plantas medicinais pra  vendermos pois  não tem aqui na região, mas nem a Prefeitura local se interessa...Lamentável!!

Comentário de Alessandra em 22 novembro 2013 às 23:32
Grata...
Comentário de Soraya em 14 novembro 2011 às 15:22

Comentário de Gerson José G. de Alencar em 14 junho 2011 às 5:14
 Muito importante!
Comentário de Ivan A Ditscheiner em 8 março 2011 às 13:07

Querida Fátima e Amigos ...

 

Não pude deixar de lembrar lendo sobre este tópico, algo que escrevemos a algum tempo atrás. Vai meio "raso e fundo". Talvez, necessário.

Grande abraço, "Nós", e teu amigo Ivan.

 


FOME ZERO 


Interessante... 

Observa-se falar tanto de fome sem saber o que é fome 
E isso, é fácil. Muito fácil. Os que assim falam sabem disso 
Porque são fartas as suas refeições 

Vamos sugerir uma idéia, para quem goza de boa saúde 

Tem comida em casa? Esquece por pouco tempo 
Agora, imagine ter somente 5,00 reais, para comprar pãezinhos. Esquece por pouco tempo 
Esquece, porque vai passar pela experiência de não comer nada 
Vai passar pela experiência de passar fome 
Vai morrer não! Quantas vezes já lhe disse que são imortais? 
Só lembre-se de a todo momento, beber água. Muita água 
Por quanto tempo? Isso, é você quem vai ditar 
Talvez, no esquecimento dos 5,00 reais, até o ponto 
Em que lhe venha a vontade de roubar um pãozinho 
Mas é só uma experiência. Lembre-se disso 

Vai começar o momento em que os trilhões de células que compõe 
seu universo físico, e como muitos já sabem tem vontade própria 
Vão começar o berreiro e a gritaria 
Porque estão habituadas ao que você fornece 
Suporte, é só uma experiência beba água, mais água 
Vai morrer não! 

O que está você fazendo enquanto suporta? 
Apenas, reeducando sua vontade suas células, que funcionam por induções mentais 
Disseram à elas o que é ruim ou bom 
Em maior ou menor quantidade 
Ou quando no café da manhã já pensam no almoço e jantar 
Suporte, é só uma experiência beba água muita água 
Está percebendo o quão pouca água bebia? 
E que água estagnada e não reciclada apodrece? 
Ou você não é por volta de 80% água? 
Você vive quanto tempo sem ela? Pesquise isso 

Começou a doer? Suporte, é só o berreiro de suas células 
Beba água mais água muita água 
Muito bem! Chegou ao ponto de estoicamente não mais suportar 
Porque em sua experiência começou a chorar de fome 

Não! De que serviria empanturrar-se outra vez? 
Experimente mudar! Mude, mude isso! 
Se chegou até aqui é para saber que pode mudar isso! 

Agora experimente dar-se uma fruta como por exemplo uma maçã 
Apesar de tanta fome vá mastigando demoradamente 
E ingerindo bem devagar dando-se o prazer do sabor da maçã 
Veja só! Percebe que havia esquecido deste sabor? 
Está começando a sentir-se satisfeita/o com apenas uma maçã? 
Dê-se agora uma colher de mel 
O que está acontecendo...? Não está mais sentindo tanta fome? 
Nada de mais. É o agradecimento das células que compõe seu aparelho digestivo 
Com o aplauso dos outros sistemas que compõe seu universo físico 
Em gratidão por frutas verduras cereais e mel 
E que você estava apenas iludida/o por sua visão em induções mentais 
Comprando caro os complexos vitamínicos nutricionais e dietéticos 
Quando Mãe Terra lhe oferece tudo isso de graça ou a módicos preços 
Os cereais frutas e verduras que realmente necessita 
E que gula não é nenhum pecado como lhe dizem os barrigudinhos 
Mas sim um desastre para seu sistema digestivo 
E para seu universo físico 

Foi boa a experiência? 
Talvez sim? Pode ser porque agora, agora você sabe o que é passar fome 
Agora, agora você sabe porque uma mãe é capaz de roubar um pãozinho 
E você que é mãe também sabe que mesmo passando fome 
Vai dar o pãozinho roubado ao filho que chora de fome 
Porque chorou de fome em sua experiência 
Sentindo a mesma fome destes pequeninos 
E a fome dos anjos que trabalham ininterruptamente passando fome 
Para matar a fome de seus pequeninos que choram de fome 
Agora, agora sabe o significado da palavra e o ato do desperdício 
Que alimentaria muitos pequeninos 
Porque agora sabe quantos pãezinhos compra com seus 5,00 reais esquecidos 
Porque agora, agora sabe em sua experiência 
Que além muito além da dádiva à seu universo físico 
Que não outra coisa senão água 
É o que está gerando grandes conflitos no planeta 
Porque agora você conhece que sem água não vive 
E que a fome real existe neste mundo 
Porque em sua experiência chorou de fome 

E que isto é real não um trampolim político 
E muito menos um trampolim religioso 
Porque agora, agora você sabe que de modo místico 
O real significado espiritual do pão e do vinho 
Porque chorando de fome partilhou seus 5,00 reais esquecidos 
Para os pãezinhos dos pequeninos que choram de fome 
E que isto é a realidade do que chamam espiritualidade 
Em Tudo Que É 
Com Junto De Tudo Que É 

Porque agora, agora você sabe o quão fácil é 
Falar de fome sem conhecer 
Porque além muito além do presente que ganhou com sua dádiva física 
Chorou, chorou de fome 
Aprendendo a não reclamar de tudo como segunda dádiva 
Sabendo agora o significado do desperdício 

E como do mesmo modo choram estes pequeninos 
Porque para eles isto é real e contínuo 
Não uma experiência passageira 
A sua experiência passageira além muito além da dádiva física 
Lhe mostrou o quão fácil muito fácil falar de fome 
Com a barriga cheia 

Escrito por Ivan Ditscheiner & Cia Ilimitada

Comentário de Fatima dos Anjos em 25 dezembro 2010 às 20:27
Comentário de Fatima dos Anjos em 25 dezembro 2010 às 20:21
Comentário de Jorge augusto gonçalves bandeira em 30 novembro 2010 às 14:41

Amada irmã da Luz. Agradeço por ter entrado neste grupo que tanto bem faz à SAÚDE...E me Honra muito estar aqui OBRIGADO Eu Sou UM irmão as serviço da Humanidade Jorge Bandeira
Comentário de Renata Bucciarelli em 25 julho 2010 às 16:36
Obrigada por tantas informações úteis que podem ajudar em nossa saúde, física, mental e espiritual.
Depende só da gente***
Big Beijo!!!
Kazan*
Comentário de Maira Farias Kras Brozoski em 25 julho 2010 às 10:53
OUTRO ALIMENTO MUITO CONSUMIDO EM MINHA CASA É O NABO, SÓ NÃO TENHO MUITA INFORMAÇÃO SOBRE ELE, E MUITO OBRIGADA RICAS INFORMAÇÕES...
ABRAÇOS NA LUZ!!!
 

Membros (313)

 
 
 

© 2017   Criado por Fatima dos Anjos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço