Plenilúnio de Libra ] Quarta-feira 8 de Outubro de 2014 – 10:52 hs GMT (Hora exata)


PLENILÚNIO DE LIBRA
 

Quarta-feira 8 de Outubro de 2014 – 10:52 hs GMT (Hora exata)

 

Nota chave:  

"Escolho o caminho que conduz atravéz de duas grandes linhas de força"



Enquanto consideramos a meditação deste mês, no Festival da Lua Cheia de Libra, pode nos ser útil recordar que as energias qualificadas nos afetam cada mês, em seu ciclo, dentro e fora do âmbito da consciência humana. Possivelmente somos afetados mais profunda e constantemente pelo nosso signo de nascimento, nosso signo solar, no entanto temos experimentado encarnações em todos os signos, possivelmente muitas vezes, o que nos tem tornado sensíveis à qualidade e à influência de todas as energias extra-planetárias em sua aproximação cíclica. Isso nos dá a capacidade de responder a qualquer tipo de energia condicionante que se encontre disponível naquele momento, a dirigi-la e utiliza-la construtivamente.

 

Libra é bem conhecida por seus efeitos equilibradores. A energia condicionada pela constelação de Libra não conduz ao extremismo nem à superatividade. Existe uma tendência para deter e concentrar a consciência, para pesar, julgar, decidir e só então atuar com equilíbrio. A qualidade do equilíbrio é extremamente necessária no mundo atual à medida em que nos aproximamos do fim de um longo período influenciado pela era Pisciana, com suas características de fanatismo, devoção e extremismos. Este período da humanidade é parecido com o processo de equilibrar a oscilação dos pares de opostos que os indivíduos experimentam em suas próprias naturezas emocionais, especialmente durante a adolescência. Durante longas eras a família humana tem flutuado entre forças emocionais positivas e negativas, desgarrando-se e atormentando-se no conflito até que, eventualmente, aprendamos a introduzir o efeito desenvolvido e equilibrado das energias superiores: as energias da alma. Esta energia iluminada, esclarecedora da mente, produz visão e compreensão, estimulando a vontade de alcançar uma resposta estável, madura e equilibrada frente a toda condição e circunstância.

 

Cada signo tem sua própria qualidade de luz. A luz específica de Libra é a luz que se move ao acaso, uma luz que oscila até conseguir um ponto de equilíbrio. A luz que lança a mente iluminada pela alma revelando “o caminho entre” as forças em conflito. Nesse ponto de equilíbrio a personalidade, inspirada pela alma, pode dizer “escolho o caminho que conduz entre duas grandes linhas de força”. Essa é a nota chave de Libra: “Escolho o Caminho”, o caminho equilibrado, o caminho sobre o fio da navalha, o “nobre caminho do meio” de Buda, transcorrendo entre toda polaridade, entre todo extremo. Este é o caminho que nos permite observar tudo quanto penetra em nosso campo de consciência sem reações negativas nem fanatismos.

 

Existe uma condição que cada um de nós deve criar em sua consciência. Neste período da história, a humanidade inteira também está crescentemente submetida à influência de Libra, que está destinada a entrar em um pronunciado controle e posição de poder no horóscopo planetário até o final do século. Nisto reside uma base para o otimismo no que se refere a eventos mundiais. À medida que esta influência aumente seus efeitos em toda a humanidade, obteremos um enfoque mais equilibrado, mais maduro e menos unilateral sobre os problemas e as relações humanas. A humanidade já alcançou uma inteligência tão generalizada e extensa que uma escolha consciente e um sentimento de responsabilidade estão surgindo rapidamente.

 

O equilíbrio no plano mental é possível para os discípulos mundiais e para aqueles que atualmente aspiram o serviço planetário. Trata-se de uma contribuição que pode realizar-se até o equilíbrio emocional que, agora, a humanidade inteira está conseguindo neste lacerante crisol de sua própria experiência dolorosa. Devido a esta qualidade equilibradora de Libra, esta constelação pode associar-se mais especificamente com o problema do sexo como nenhuma outra. Para a maioria dos aspirantes, nas etapas iniciais o sexo constitui um problema fundamental. Sem dúvida, esotericamente, é em Libra que toda esta questão emerge para ser resolvida e é em Libra que deve produzir-se o equilíbrio entre os pares de opostos a fim de que seja alcançada uma solução através da judiciosa atividade da mente e do estabelecimento de um ponto de equilíbrio entre os princípios masculino e feminino. Isto, novamente, constitui o problema básico existente entre negativo e positivo, entre aqueles que se deixam levar cegamente pelos instintos ou pelos costumes que, na roda da vida, lhes conduzem a qualquer uma das duas direções, perseguindo o desejo egoísta ou a aspiração espiritual. Porém o ponto a ter em conta é que, com sensatez, intencionalidade, e depois da devida reflexão e equilíbrio entre os distintos pontos, se possa agir de acordo com a sua vontade e segundo aquilo que lhes pareça correto e desejável. Isto é, em si, de utilidade essencial e graças a isto se aprende, porque toda ação produz resultados, e uma mente judiciosa consegue discernir causa e efeito mais corretamente que nenhuma outra.

 

Libra sustenta o equilíbrio entre os chamados bem e mal, entre negativo e positivo e também entre Oriente e Ocidente. Libra tem sido o “mecenas da lei”. Até agora a legislação tem estado irredutível em nos impor negações e atitudes de temor, legadas pela lei mosaica, através do castigo a toda infração. Isso constituiu uma etapa necessária ao desenvolvimento humano. Porém a humanidade está alcançando a maturidade e atualmente é necessária uma interpretação distinta dos propósitos e intenções de Libra através da lei. A Lei deve converter-se em custódio de uma atitude positiva e não se limitar a ser o instrumento responsável do cumprimento da lei.

 

É possível retraçar a dor e o sofrimento, porém, com o tempo, um verdadeiro equilíbrio, isto é, um pensamento claro e equânime que permita a entrada da luz da alma é inevitável. A chave para este crescimento “individual” ou nacional é o cultivo da inofensividade. A inofensividade não é nem a negatividade nem a inatividade. É uma condição positiva de “uma disposição perfeita, um ponto de vista completo e uma compreensão divina”. A inofensividade pressupõe tanto o conhecimento da natureza da Alma Una da humanidade, como o entendimento das Leis do Renascimento.

 

A energia de Libra desempenha um papel decisivo neste processo e na conquista dessa meta. Neste Festival, quando as energias de Libra estão tão plenamente acessíveis, podemos invocar esta potência durante a meditação. Criamos, no plano mental, um treinado centro de atenção desperta e concentrada, alinhado com a alma da humanidade, com a Hierarquia espiritual do planeta, que é conduzida pelo Cristo para a realização do Plano e do Propósito de nossa Vida planetária. À medida que nossas mentes se concentram em um ponto de tensão, se tornam centros invocadores de luz na consciência da humanidade, recebendo e dando luz e energia, evocando uma resposta às mentes, corações e pequenas vontades dos seres humanos. Deste modo, a meditação pode irradiar o estado de consciência do reino humano e ajudar a equilibra-lo, eliminando todo extremo em nível dos pensamentos, dos sentimentos e das ações. E, na meditação, nos unimos com todos os demais seres do planeta ao pronunciarmos a fórmula de energia, a prece mundial, A Grande Invocação:

Entre para solicitar a sua

Exibições: 381

© 2017   Criado por Fatima dos Anjos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço