Saudações de Amor e Luz ,

que sejamos sempre divinamente inspirados em nossos pensamentos , sentimentos e ações!

Esbarrei por acaso (?) com Hildegard von Bingen e lembrei de coisas que passaram aos meus olhos em lugares que visitei.

Na Wikipedia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Hildegarda_de_Bingen) temos informações sobre sua vida e sua obra em português. 

Selecionei o texto abaixo por ser curto, uma espécie de síntese sobre ela. Para quem for tocado, sugiro aprofundar a pesquisa - vale a pena !

Anexei um link e um arquivo com ilustrações e imagens p download que, entretanto, estão em inglês. 

O acaso de tê-la descoberto é daqueles que nos fazem sentir acarinhados pelo divino, e nesse caso em particular, nos braços do Sagrado Feminino.

Bjs nos Corações de Todos,

,

E que nos lembremos sempre de desfrutar o aconchego nos braços da Grande Mãe. 

Alessandra Sanan

Santa Hildegarda de Bingen.

Santa Hildegarda de Bingen.

Hildegard von Bingen ou Hildegarda de Bingen, foi uma abadessa beneditina, mística, freira, escritora, artista, herbalista, musicista, visionária profética.

Hildegard foi uma das mulheres mais importantes da Idade Média. Em uma época em que o poder de expressão da mulher na sociedade era quase nenhum, essa mulher multidimensional foi capaz de administrar dois conventos, escrever livros de teologia, medicina e ciências naturais, pintar mandalas belíssimas de suas visões e compor música transcendental que ativa a vibração elevada do coração. Exatamente, por configurar-se como uma mulher de grande poder no mundo medieval, sua bela missão foi dar voz ao feminino sagrado e sua grande batalha foi não deixar-se calar.

A futura abadessa nasceu em uma família nobre da região de Alzey, na Alemanha, no ano de 1098. Já aos três anos de idade tinha visões, mas somente aos 15, já interna do convento junto ao mosteiro beneditino de Disibodenberg, que pode ter um melhor entendimento da dimensão de suas habilidades.

No convento, Hildegard aprendeu a ler e escrever latim sem o aprendizado sistemático dos cânones medievais baseado nas sete artes liberais (gramática, retórica e dialética, aritmética, geometria, música e astronomia), pois era exclusividade dos membros masculinos da ordem.

A estrutura do cosmos, por Hildegard Von Bingen.

A estrutura do cosmos, por Hildegard Von Bingen.

Com a morte de sua tutora, em 1136, Hildegard foi nomeada superiora, porém sempre acometida por doenças, tentava esconder suas visões até que foi convocada a escrevê-las por incumbência divina. Trabalhou por cinco anos no livro Scivias (Saiba o Caminho) junto a Volmar, seu padre confessor que corrigia gramaticalmente os escritos em latim.

Pouco tempo depois, teve nova visão em que deveria construir seu próprio convento, independente da égide masculina do mosteiro de Disibodenberg. Encontrando muita resistência, especialmente por parte dos monges que administravam as terras doadas pelas famílias das freiras.

A perspicácia de Hildegard e sua incrível capacidade como administradora, fizeram com que ela conquistasse o apoio do arcebispo de Mainz de Frederico Barbarossa, imperador do Sacro Império Romano Germânico e seu admirador. Com o aval e proteção de ambos, Hildegard consegue construir com a ajuda de Volmar, seu grande amigo e companheiro, o convento de Rupertsberg, próximo à cidade de Bingen.

A música, a natureza e a cura da alma

A verdadeira Trindade na verdadeira Unidade, por HIldegard von Bingen.

A verdadeira Trindade na verdadeira Unidade, por HIldegard von Bingen.

No novo convento, a abadessa poderia ser mais livre para aplicar e ensinar a comunhão entre a natureza, o feminino sagrado e as artes para a cura do corpo e elevação do espírito.

Hildegard possuía uma concepção mística e integrada do universo, percebendo a interconexão entre tudo; o universo era resposta para as dúvidas da humanidade e a humanidade a resposta para o enigma do universo. Ela também acreditava completamente no poder transcendental das artes, especialmente da música e do canto. Ela reconhecia e utilizava a música como portal multidimensional para a abertura dos corações. O canto era um eco da harmonia do universo.

Em uma carta para o bispo de Mainz, Hildegard diz: “O corpo é a vestimenta da alma e possui uma potente voz – Deus se manifesta através da união do corpo, da voz e da alma quando cantamos.”

Segundo a mística compositora, o cantor se transforma no corpo que o espírito eleva, resultando na canção – canção que é voz e alma -, uma expressão da divindade. A afinidade com a música nos seria inata, e tanto musicistas quanto espectadores gostam de música por lembrarem-se intuitivamente da harmonia original do universo, pois a alma é plena em harmonia.

Hierarquias angélicas, por Hildegard von Bingen.

Hierarquias angélicas, por Hildegard von Bingen.

A natureza também é plena em harmonia, e Hildegard era também amante e conhecedora do poder das ervas e suas capacidades medicinais.  Ela acreditava ser a natureza parte fundamental do trabalho de cura das aflições do corpo e da alma.

Seus trabalhos no hospital e na horta levam-na a escrever outras duas importantes obras: o livro Physica, de ciências naturais e o livro Causae et Curae, ainda hoje referência da medicina natural.

Hildegard viveu como expressão legítima do poder social, intelectual, científico, maternal, espiritual, artístico e místico femininos. Sua voz harmoniosa e dedicada ainda ressoa, séculos depois, nos corações daqueles que são tocados por sua obra. Essa mulher multidimensional, espalhou a alquimia do coração pelo mundo, vivendo como expressão do feminino sagrado e, ensinando-nos, através da nossa conexão com a natureza e com a harmonia do universo, a sermos pessoas de coração aberto, com um corpo saudável, uma mente sábia e um espírito elevado.

 

Quer saber mais? Recomendo:

–       Visão: Da Vida de Hildegarda de Bingen, dirigido por Margarethe von Trotta.

fonte :

http://joonthego.com/tag/feminino-sagrado/

********************

Link p download p quem quiser saber mais sobre Scivias :

http://www.oxfordgirlschoir.co.uk/hildegard/scivias1synopsis.html

Exibições: 321

Anexos

Respostas a este tópico

Fantástica. Obrigada.Lindas mandalas.

RSS

© 2017   Criado por Fatima dos Anjos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço