Zen: A Vida de Mestre Dogen
Um dos maiores filósofos e nomes do Zen-Budismo que já existiu, fundador da Escola Zen Soto no Japão, Mestre Dogen, que viveu de 1200 a 1253, teve sua vida recontada num filme recente intitulado "Zen" (2009), de 2h07min -- que segue abaixo, no original falando em japonês e mandarim.

O filme remonta várias passagens importantes e conhecidas da vida de Dogen, e ainda que seja notavelmente difícil ter relatos exatos do século XI e também de reinterpretar momentos espiritualmente decisivos como os que Dogen viveu, há diálogos e ensinamentos em toda a obra. A história contém momentos como a morte da mãe de Dogen, logo no início, a alegoria da sua iluminação, as perseguições e o trabalho como mestre budista, entre outras passagens.

Recomendo o livro "O Espirito do Zen" de Alan Watts para quem é leigo no assunto, mas como diz o ditado "não se atinge através do pensamento, não se atinge através do não pensamento", portanto, não é o estudo que trás a iluminação mas a experiência direta da realidade, toda leitura é apenas um dedo sendo apontado para a lua, não devemos focar no dedo, se não perderemos a beleza da lua.


Filme Completo Legendado

Exibições: 237

Respostas a este tópico

Eternamente grato!



Roberto Ferraz Silveira Junior disse:

Eternamente grato!

Lindo muito lindo. Muito agradecida! 

NAMASTÊ NAMASTÊ NAMASTÊ

Oba!

RSS

© 2017   Criado por Fatima dos Anjos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço