Música, inaudível para o ouvido humano, está intrigando cientistas; internautas sugerem que barulho seja de um ET. 

 Esta imagem foi feita pelo robô Philae em sua aproximação do cometa (Foto: Agência Espacial Europeia)

Na quarta-feira (12), em um feito inédito, um robô do tamanho de uma máquina de lavar roupas, a sonda Philea, conseguiu pousar no cometa. A análise da composição da superfície do corpo celeste pode oferecer novas pistas sobre a formação do Sistema Solar e da vida na Terra.

A música - como os próprios pesquisadores se referiram a ela - foi captada pela nave espacial Rosetta e é inaudível para o ouvido humano. Para que pudesse ser ouvida, seu volume teve que ser aumentado cerca de 10 mil vezes.

"Isso é emocionante porque é completamente novo para nós. Não esperávamos isso e ainda estamos tentando entender a física do que está acontecendo", disse Karl-Heinz Glaßmeier, chefe de departamento de Física Espacial na Technische Universität Braunschweig, da Alemanha, ao blog RESA Rosetta.

Segundo o blog, o barulho provavelmente é produzido pela atividade do cometa, que libera partículas neutras para o espaço, onde elas colidem com as partículas de alta energia. No entanto, "o mecanismo físico exato por trás das oscilações permanece um mistério", diz o blog.

Já a explicação dos internautas foi mais criativa. No SoundCloud, rede de compartilhamento de áudio onde o som foi postado, muitos levantaram a hipótese de que o barulho fosse de um ET.

"Talvez seja o som de um alienígena gritando 'me ajudem, estou preso dentro de um cometa'", comentou Alan Hayward.

"Isso é maravilhoso. Seria arrogante pensar que estamos sozinhos no universo. Não estou dizendo que são aliens, mas estou realmente ansioso para descobrir o que está fazendo esse som...", escreveu Ronnie Wonders.

"Tem ETs fazendo pipoca naquele planeta", comentou Dan Maxe.

O áudio foi ouvido quase 950 mil vezes no SoundCloud e compartilhado 13 mil vezes no Facebook.

Para ouvir clique em Ouça o áudio - vá para o seguinte Link: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/11/agencia-espacia... 
____________________________OU ________________________

Exibições: 395

Respostas a este tópico

Impressionante o som...dá impressão que tem alguém batendo os dentes de frio.

Creio que o som cósmico do início da Criação aderiu a todos os corpos celestes.

esta discussão estás penas começando...

apenas- desculpe-me.

Muito Obrigado Verônica!

Estou impressionada e encantada ao mesmo tempo. Eu acredito que é muito egoísmo nós humanos acharmos que só existe vida em nosso planeta. Se é o som do universo, de cometa ou de um ET... não sei, mas que é fascinante esse som, pra mim é.

RSS

© 2018   Criado por Fatima dos Anjos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço